O Perigo dos Keyloggers
O perigo dos keyloggers começa quando você sem saber digita senhas de redes sociais ou até mesmo de contas bancarias sem saber que seu computador, celular ou outro dispositivo está infectado por um keylogger e minutos depois perde acesso a sua conta ou tem todo o dinheiro roubado.
O que é um keylogger?
O keylogger é um programa do tipo Spyware que registra tudo o que você digita no computador através do teclado fisíco ou teclado digital.
Por isso não é recomendado acessar contas pessoais em computadores ou dispositivos de terceiros. Os Keyloggers foram criados durante a Guerra Fria para máquinas de escrever IBM Selectric.
Diferentemente dos primeiros keylogger que necessitava de implantes eletromecânicos para funcionarem, hoje os Keylogger são muito mais sofisticados e com várias formas de infiltração.
Infiltração dos Keylogger
- E-mail de phishing
- Oculto em softwares
- Engenharia Social
- Arquivos executaveis
- Oculto em Pendrives
- Sites Maliciosos
Qual a finalidade do Keylogger
Basicamente roubar informações de carater financeiro da vítima capturadas via teclado, histórico de navegação ou informações copiadas via área de transferência.
Depois que o hacker rouba essas informações ele poderá realizar transações ou até mesmo vender a conta da vítima para outros criminosos para aplicar novos golpes ou solicitar o resgate da mesma.
Mesmo que a vítima não tenha acessado informações bancarias no dispositivo infectado a mesma poderá ter sua identidade pessoal roubada. Tais informações poderão ser usadas para criar contas falsas para se aplicar inumeros tipos de golpes. Os cibercriminosos usam o Keylogger para atacar principalmente empresas com informações valiosas, e as ameçam para obter lucro indevido.
Cuidados
Ter um Ant-vírus atualizado
Não usar dispositivos externos sem a devida verificação
Não acessar suas contas em um computador público ou de um colega.